Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Violência cresce em Guariba e já supera municípios maiores

Com cerca de 35 mil habitantes, cidade da região soma dez vítimas de homicídios desde janeiro deste ano

Número deixa para trás cidades populosas como Sertãozinho e Barretos; casos passionais são maioria

LEANDRO MARTINS DE RIBEIRÃO PRETO

A doméstica Joseni de Jesus Vieira, 51, chegava em casa pouco depois das 18h de um domingo -no último dia 11-, quando foi morta a tiros em Guariba. Cerca de 15 minutos antes, o filho dela, Paulo Henrique de Jesus Andrade, 27, havia sido assassinado da mesma forma.

Somados aos oito casos registrados nas estatísticas oficiais até setembro, os homicídios de mãe e filho elevam a dez as vítimas de assassinatos neste ano em Guariba, cidade com 35 mil habitantes.

O número é superior ao de outros municípios do mesmo porte da região de Ribeirão e já deixa para trás até cidades maiores, como Sertãozinho -que tem 110 mil moradores-, onde ocorreram oito mortes.

No caso envolvendo mãe e filho, a polícia diz que um desentendimento entre vizinhos foi o estopim.

De acordo com o delegado Izildo Aparecido Beltrame, o suspeito de ter cometido os crimes é Osmário Francisco Dias, que mora bem ao lado da casa de Joseni. Até ontem, ele era considerado foragido.

Beltrame diz que a maioria dos assassinatos ocorridos na cidade neste ano têm esse perfil -são causados por brigas ou questões passionais.

Ele nega que a onda de mortes esteja ligada à atuação de gangues ou grupos organizados -como ocorre em todo Estado neste ano. "Já solucionamos sete [dos dez casos] e não há vínculos."

O delegado-seccional de Sertãozinho, Cláudio José Ottoboni, diz que, em razão do número de homicídios, Guariba é uma das cidades que preocupam em sua área de abrangência, mas que a situação está sob controle.

"[Como são crimes passionais] São de difícil prevenção", afirmou. Procurada, a Polícia Militar não falou sobre a situação em Guariba.

CLIMA TENSO

Apesar do perfil traçado pelos delegados, moradores de bairros onde ocorreram os últimos crimes afirmam que o clima é de tensão.

O prefeito de Guariba, Hermínio de Laurentiz Neto (PSDB), diz que pediu nos últimos anos ao governo estadual o aumento no número de policiais, sem resposta.

O tucano afirma ainda que, sem uma ampliação no número de policiais, a insegurança pode crescer em razão da penitenciária que será inaugurada em Guariba.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página