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Ribeirão

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Conta d'água é o novo entrave em apartamentos entregues há 1 mês

Imóveis de bloco do Minha Casa, Minha Vida em Ribeirão Preto receberam fatura de R$ 3.000

Condomínio na zona norte enfrenta problemas como desabamento de forro e rachaduras

Márcia Ribeiro/Folhapress
A comerciária Adriana Nardin Rangon, 42, mostra a conta de água do mês de outubro
A comerciária Adriana Nardin Rangon, 42, mostra a conta de água do mês de outubro
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Após receberem apartamentos com forros de gesso desabando, infiltrações e rachaduras, moradores do residencial das Américas, na zona norte de Ribeirão Preto, foram surpreendidos com contas d'água que chegam a R$ 100 por imóvel.

O valor é muito superior ao pago por eles até antes da mudança. A Folha revelou as falhas em ao menos dez imóveis do conjunto habitacional, entregue pelo programa Minha Casa, Minha Vida há pouco mais de um mês.

Segundo a comerciária Adriana Nardin Rondon, 42, uma das que denunciaram os problemas estruturais no condomínio, o valor da conta d'água seria cobrado individualmente, mas a síndica do edifício recebeu uma fatura única no valor de R$ 3.228,41, a ser dividido por 32 moradores -mais de R$ 100 por apartamento.

"Tem gente que nem mudou ainda e vai ter que pagar esse valor alto", afirmou.

Além do novo entrave, os problemas nos imóveis persistem, de acordo com a moradora. Funcionários da construtora Croma -responsável pelo empreendimento- e da Caixa Econômica Federal foram ao seu apartamento, segundo ela, para fazer reparos, mas o gesso colocado no forro para consertar a ondulação no teto caiu, atingindo inclusive um dos operários.

"Um dos buracos no teto do quarto foi preenchido com o pedaço de uma embalagem de saco de cimento."

OUTRO LADO

A Caixa informou, em nota, que os problemas identificados nos apartamentos devem ser comunicados à construtora, que é "responsável pela garantia do imóvel e prestará a assistência técnica aos moradores".

Já o engenheiro de planejamento da Croma, Carlos Querido, afirmou que o síndico tem de tratar da individualização de hidrômetros no Daerp (autarquia de água e esgoto).

Afirmou também que os reparos no apartamento estão sendo feitos, porém "com um pouco de dificuldade". Segundo ele, a proprietária não deixa os funcionários da empresa efetuarem o serviço. Disse ainda que os problemas não deixam de ser resolvidos.


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