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Leite Lopes pode receber voo internacional só em 2015, diz Dárcy

Esse é o prazo para o Daesp terminar as obras para que a pista receba aviões de grande porte, segundo a prefeitura e a concessionária

DE RIBEIRÃO PRETO

Mesmo com o galpão alfandegário pronto no início de 2013, como promete a Tead Brasil, o aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto ainda pode ter de esperar até 2015 para começar a operar voos internacionais de carga.

Esse é o prazo previsto para o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), responsável pela administração do aeroporto e por finalizar as obras necessárias para que a pista de pouso e decolagem possa receber aviões de grande porte, segundo a prefeitura e a Tead Brasil.

A prefeita Dárcy Vera (PSD), que se reuniu ontem com representantes da Tead, transformou o encontro em entrevista coletiva e disse estar "surpresa", já que achava que a internacionalização ocorreria no próximo ano.

Desde o início do primeiro mandato, em 2009, Dárcy diz lutar pela internacionalização do Leite Lopes, com reuniões com o governo do Estado e a União. "Eu achei que essa novela estava acabando. Vai começar tudo outra vez."

O presidente da Tead, Carlos Ernesto de Campos, se disse preocupado com a indefinição. "Estou investindo em Ribeirão Preto R$ 25 milhões sem saber quando terei o retorno disso". Ele disse que nenhum cargueiro no mundo opera em Ribeirão devido às condições da pista.

O Leite Lopes tem 1.800 metros de pista operacional e, para receber aviões cargueiros, são necessários 2.100 metros, segundo Rubel Thomas, diretor da Tead.

Além da ampliação, serão necessárias obras nos acessos, no pátio, no afastamento de cerca, entre outras, disse.

Apesar das queixas, o Daesp disse em nota que o Leite Lopes "está habilitado para tráfego internacional de cargas aéreas. E todas as providências relativas às operações do terminal são de responsabilidade do concessionário [Tead] junto às autoridades federais competentes".


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