Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para colégios, internet encurta as distâncias, mas pode distrair

Ferramenta virtual também facilita o desenvolvimento de ideias dos estudantes em grupo

Contato pessoal é importante para que aluno conviva com quem pensa diferente, diz diretor de escola

Victor Moriyama/Folhapress
A aluna Ingrid Schmidt e a amiga Juliana (na tela) usam a internet para estudar juntas
A aluna Ingrid Schmidt e a amiga Juliana (na tela) usam a internet para estudar juntas
DE RIBEIRÃO PRETO

Diretores e coordenadores pedagógicos ouvidos pela Folha apontam a internet como meio de encurtar distâncias nas grandes cidades e de facilitar o desenvolvimento das ideias em grupo. Eles alertam, porém, para o risco de distração.

Quando docentes são chamados pelos alunos para participar de chats e blogs, um dos pontos positivos é acompanhar o trajeto de como surgem as ideias, diz Cristiana Assumpção, do colégio Bandeirantes, de São Paulo.

"Como eles estão escrevendo, ficam registradas as sugestões, então dá para entender o processo", afirma. "Antes, só tínhamos acesso ao produto final."

O uso da internet como ponto de encontro formado por grupos de estudantes atende a uma necessidade dos dias atuais, de acordo com o diretor-geral do colégio Marista de Ribeirão Preto, Roberto Gameiro.

"Não só a dos pais, mas a vida dos alunos também é cheia. Eles têm uma agenda carregadíssima de cursos fora da escola", disse.

A concentração e a objetividade, aponta Gameiro, podem ser até alcançadas mais facilmente por meio desses encontros virtuais.

Para Ascânio Sedrez, do Marista Arquidiocesano de São Paulo, há casos em que o encontro nas casas dos colegas envolve outros desejos. "Alguns querem mais pelo videogame, pelo lanchinho."

No mundo moderno, com mães que trabalham fora, lembra Reginaldo Abreu, do colégio Faap de Ribeirão Preto, nem sempre elas podem estar em casa para receber os colegas do filho "e fazer o café com bolo".

Apesar dos pontos positivos do uso do ambiente virtual para as tarefas em grupo, um viés desfavorável, de acordo com Laez Barbosa, do colégio São Luís, da capital paulista, seria a facilidade de a internet distrair os alunos.

"E é importante também o contato pessoal com quem pensa diferente", afirma. "O aluno precisa aprender a conviver com as diferenças."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página