Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conselho de saúde cobra dados da dengue

Presidente de órgão municipal afirma que a Prefeitura de Ribeirão Preto 'não facilita' a liberação de informações

Conselho diz que já pediu dados e que vai enviar novo ofício; prefeitura nega que esteja escondendo-os

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

O Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto quer saber como está o combate à dengue na cidade e os locais mais atingidos, além do número de casos registrados neste ano. O conselho diz que que a prefeitura "não facilita" a liberação de dados.

O órgão informou que recebeu reclamações de moradores que cobram informações sobre bairros que concentram focos da doença.

Como a Folha publicou ontem, a Prefeitura de Ribeirão Preto ainda não liberou neste ano nenhuma informação sobre casos de dengue, diferentemente da posição adotada em anos anteriores e da de outros municípios.

O novo presidente do conselho, o advogado José Ricardo Guimarães, eleito no último dia 31, disse que a prefeitura "não facilita as coisas".

"A dengue deve ser imediatamente informada, não é algo que se esconde. Precisamos saber quantos são os casos de dengue e os principais pontos afetados."

Ele disse que já solicitou informações sobre a situação no município e que hoje vai enviar um novo ofício. "Vamos checar os números assim que eles forem divulgados. Se houver maquiagem, seremos os primeiros a denunciar."

Em evento realizado pela prefeitura ontem de manhã, a Folha tentou questionar a prefeita Dárcy Vera (PSD) sobre o assunto, mas não conseguiu, pois "ela tinha que cumprir a agenda", segundo a assessoria de imprensa.

A Prefeitura de Ribeirão nega que esteja "escondendo" dados sobre a dengue -diz que não tem interesse em omitir os números e que está apenas consolidando as informações.

Especialistas ouvidos pela Folha dizem que é importante que haja transparência na divulgação de dados de doenças como a dengue.

De acordo com o coordenador do núcleo de medicina tropical da Universidade Federal do Ceará e consultor da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ivo Castelo Branco Coelho, a população amplia os cuidados quando sabe o que está acontecendo.

Em 2010, a Prefeitura de Ribeirão chegou a divulgar informes diários sobre a dengue, por meio de um sistema on-line da Secretaria da Saúde que informava o número de casos, incluindo a distribuição pelos bairros.

Em 2011, os dados passaram a ser divulgados por meio de boletins quinzenais e, no ano passado, por informes mensais -o último foi distribuído em novembro.

PRIMEIRO ELEITO

O novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão assumiu a função no último dia 31 de janeiro.

Guimarães concorreu à vaga de presidente com o secretário da Saúde de Ribeirão, Stênio Miranda, que foi derrotado por 20 votos a 4.

Com a eleição do advogado, é a primeira vez que o conselho não é comandado por um secretário da Saúde.

De acordo com Guimarães, desde a criação do conselho, em 1991, até o ano passado, a prefeitura nomeava o secretário como presidente.

Porém, neste ano, aconteceu a primeira eleição, na qual votaram integrantes do sindicato dos servidores, associações e prestadores de serviços na área da saúde.

O conselho tem como principal tarefa fiscalizar a saúde. A primeira reunião do órgão neste ano vai ocorrer no próximo dia 14.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página