Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Zona norte de Ribeirão concentra casos de crimes contra o patrimônio

Mais de 30% dos roubos e furtos da cidade foram registrados na região dos Campos Elíseos

Até agentes públicos que combatem a dengue foram assaltados na área; moradores pedem mais segurança

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

Por dia, a zona norte de Ribeirão Preto registrou no mês passado 20 casos de roubos e furtos. Foram 615 ocorrências naquela região em janeiro -um terço do que foi registrado em todo o município.

Dados divulgados anteontem pela Secretaria da Segurança Pública apontam ainda que, na cidade, houve um aumento de 19% no número de roubos e de furtos: 1.827 casos em janeiro deste ano ante 1.540 em janeiro de 2012.

As estatísticas preocupam moradores e comerciantes da zona norte, que, no ano passado, liderou o ranking de homicídios em Ribeirão.

Segundo o presidente da Ambace (Associação de Moradores e Benfeitores dos Campos Elíseos), Jair Grellet Filho, já há casos de comerciantes que fecharam seus estabelecimentos ou migraram para outra atividade.

Ele reclama que falta policiamento na zona norte e reivindica a instalação de câmeras de vídeo para monitoramento no bairro.

Para ele, o fechamento do plantão do 2º DP (Distrito Policial), neste mês, contribui para a alta dos crimes.

COMBATE À DENGUE

Até agentes de controle de vetores foram vítimas da violência na zona norte. Eles suspenderam as operações de combate à dengue -cujo número de casos aumentou neste ano- após serem alvos de dois assaltos e um furto no dia 17 do mês passado.

Comandante do CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior), o coronel da PM José Roberto Malaspina afirma que vai reforçar a segurança nos bairros da zona norte para tentar diminuir os índices de criminalidade na área.

A Folha tentou, mas não conseguiu falar com representantes da Polícia Civil.

OUTROS CRIMES

Os furtos e roubos de veículos também subiram em janeiro em relação ao mesmo mês de 2012. Foram 185 furtos em 2012 contra 291 em 2013 (57% a mais). Já os roubos passaram de 61 para 80 casos.

As tentativas de homicídios triplicaram. Foram quatro casos em janeiro de 2012 e 12 no mês passado. O número de homicídios caiu 14%: sete (janeiro de 2012) e seis (janeiro de 2013).

ZONA SUL

Embora os crimes contra o patrimônio estejam mais concentrados nas zonas norte e leste de Ribeirão, a região sul também tem sofrido com seguidos roubos e furtos.

Num período de menos de 18 horas, dois estabelecimentos comerciais foram assaltados na avenida Presidente Vargas, área nobre da cidade.

Os dois locais ficam perto de bases policiais.

No domingo, três assaltantes armados levaram cerca de R$ 4.000 da bagueteria Lyon.

Anteontem, na mesma avenida, outro crime ocorreu numa unidade da Droga Raia. Os bandidos levaram R$ 302.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página