Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Maestro da Sinfônica quer disseminar música erudita

DE RIBEIRÃO PRETO

Levar a música erudita à população. Esse é o principal objetivo do novo maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Alex Klein.

O gaúcho de Porto Alegre que, a partir de agora, divide as suas funções entre as orquestras da Paraíba e de Ribeirão, quer criar novos núcleos de ensino da música erudita em bairros de baixa renda.

Hoje existem dois em Ribeirão -um que atende jovens do Jardim João Rossi e outro para alunos da escola municipal Alfeu Luiz Gasparini-, um em Cravinhos e outro em Sertãozinho.

Para inovar e chamar a atenção do público infantil e jovem, Klein pretende levar figuras populares às apresentações do "Juventude Tem Concerto", como os palhaços Patati e Patatá, segundo o presidente da orquestra, Décio Agostinho Gonzalez.

MUDANÇAS

Além dos projetos sociais, a diretoria e o novo maestro pretendem ampliar a estrutura da Sinfônica e conquistar novos patrocinadores.

Ontem, um violinista e um flautista foram pré-selecionados para integrar a orquestra. Eles irão compor a orquestra no Concerto Internacional que acontece neste sábado no Theatro Pedro 2º e, se aprovados, entrarão para o grupo. Cerca de 20 candidatos participaram da seleção.

Segundo Gonzalez, a Sinfônica tem 54 músicos e uma receita mensal de R$ 250 mil. No entanto, diz, precisa de patrocínio para se expandir.

"Por ser praticamente privada, a orquestra é espetacular. Acho que nem São Paulo conseguiria se sair tão bem. Estou feliz por estar aqui", disse o maestro.

PERFIL

Klein destacou-se como solista de oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago de 1995 a 2004. Apresentou-se também como solista em outras orquestras, como a da Filadélfia e a Suisse Romande, de Genebra. Ele foi chamado pela crítica especializada de "principal oboísta brasileiro de todos os tempos".

Entre os anos de 2010 e 2011, Klein foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página