Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK julio@uol.com.br

Nova droga para infertilidade da quimioterapia

A infertilidade é um dos efeitos colaterais em mulheres jovens submetidas à quimioterapia por câncer.

Na quarta-feira, dia 15, a "Science Translacional Medicine", periódico oficial da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), publicou uma pesquisa de cientistas de Israel elucidando como a ciclofosfamida, usada na quimioterapia, atua no ovário durante o tratamento de câncer e provoca a infertilidade.

Lital Kalich-Philosoph, do Hospital Tel Hashomer, e colaboradores das universidades Bar-Ilan e de Tel Aviv, usaram animais de laboratório (ratos) no estudo.

O artigo igualmente mostra que o uso de uma nova droga, chamada AS101, pode prevenir a infertilidade das pacientes com o efeito paralelo de tornar o tumor mais sensível ao tratamento quimioterápico.

Segundo os autores, a ciclofosfamida estimula a ativação dos folículos ovarianos produtores dos ovos, provocando uma onda de superativação e de crescimento irreversível.

Em consequência, o reservatório de ovos acaba se esgotando (o que é conhecido como"burn out"), tornando infértil a paciente.

O emprego do medicamento AS101 em ratas com tumor, tratadas com a quimioterapia, evitou a ativação folicular de seus ovários.

Isso mostra que a nova droga é um potencial agente protetor ovariano capaz de preservar a fertilidade em mulheres com câncer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página