Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grandes macacos surgiram há 25 mi de anos

Dois fósseis foram achados na Tanzânia

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois fósseis --uma mandíbula e um único dente-- podem ajudar os cientistas a traçar um quadro mais claro da origem do grupo de primatas ao qual pertence o homem.

Ambos os fósseis têm 25 milhões de anos. O primeiro representa o mais antigo hominoide, ou grande macaco. O segundo é o mais velho entre os macacos com rabo do Velho Mundo. Os dois bichos viviam na Tanzânia.

A pesquisa descrevendo os fósseis está na revista "Nature". O maior dos bichos, o hominoide Rukwapithecus fleaglei, devia ter uns 12 kg. O outro, o Nsungwepithecus gunnelli, um pouco menos.

Na época em que viviam, já estava começando a surgir o imenso vale que caracteriza a África Oriental, formado pelo afastamento de duas placas tectônicas. E isso pode explicar por que os macacões ancestrais do homem surgiram nesse momento.

"Antes, havia ali primatas pequenos. Mais tarde, quando a África se encontra com a Ásia, surgem primatas maiores e eles podem ter evoluído para se adaptar à competição com a fauna asiática", disse a autora do estudo Nancy Stevens, da Universidade de Ohio (EUA), à Folha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página