Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

• Tamanho da Letra
  • Comunicar Erros

Neandertal amamentava bebês por mais de 1 ano

Pesquisa analisou nível de bário em dente

DO "NEW YORK TIMES"

Uma pesquisa publicada na revista "Nature" mostrou que uma criança neandertal havia sido alimentada exclusivamente com leite materno durante os primeiros sete meses. Nos sete meses seguintes, o leite foi complementado por outros alimentos.

A análise, que foi feita sobre os níveis do elemento químico bário de um dente molar da criança, também indicou uma interrupção abrupta do aleitamento materno em 1,2 ano de idade.

Os resultados serviram para destacar um método de ligar os níveis de bário em dentes com mudanças na dieta. No artigo, os pesquisadores dos EUA e da Austrália descreveram testes anteriores feitos em bebês humanos e macacos em cativeiro.

Essa é a primeira documentação das mudanças da dieta em um neandertal jovem, segundo os autores, o que sugere que a técnica pode abrir caminho para investigações mais rigorosas sobre a dieta do início da vida de fósseis de hominídeos.

Cientistas, no entanto, se mostraram céticos quanto às conclusões do estudo e a amamentação dos neandertais, já que foram obtidas amostras de dente de um único espécime.