Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anvisa confirma que droga para emagrecer continua no mercado

Diretoria aprovou relatório da área técnica que sugeria a manutenção da sibutramina

DE BRASÍLIA

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem um relatório da área técnica que recomendava a manutenção do remédio emagrecedor sibutramina no mercado brasileiro.

Em março, a área técnica já havia opinado que a droga deveria ser mantida à venda, e o diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, afirmou que era improvável que a posição fosse rejeitada.

O placar foi de dois votos favoráveis à manutenção do medicamento (de Dirceu Barbano e do diretor Jaime Oliveira) e um contrário (do diretor Agenor Álvares).

Uma análise da agência identificou que houve suficiente controle do uso da sibutramina desde o fim de 2011, quando a Anvisa tornou mais rígidas as normas para a sua venda, impondo a assinatura de termos de responsabilidade por médicos e pacientes e obrigando a informação de efeitos adversos. Na época, a agência também baniu três emagrecedores derivados de anfetamina.

A ideia é que o monitoramento do uso da substância continue, sem novo prazo para reavaliar a decisão.

Matéria publicada pela Folha no mês passado revelou que, nos últimos três anos, a venda da sibutramina caiu 70% no país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página