Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais um asteroide passa "raspando" pela Terra

Pequeno, objeto só foi detectado pela Nasa um dia antes de sua aproximação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um asteroide do tamanho de um pequeno caminhão passou "raspando" pela Terra, a cerca de 105 mil km de distância --quase um quarto da distância entre o planeta e a Lua-- no último sábado.

Segundo a Nasa, o asteroide 2013 LR6 só foi descoberto cerca de um dia antes de sua aproximação com o planeta, que ocorreu à 1h42 (horário de Brasília).

O objeto de aproximadamente 10 metros de largura, no entanto, não representou uma ameaça à Terra.

A demora na detecção, no entanto, gerou crítica às autoridades do setor espacial.

Há uma semana, um asteroide bem maior, batizado de QE2 --que com 2,7 km de largura tinha até sua própria lua-- passou a 5,8 milhões de quilômetros da Terra.

Em 15 de fevereiro, um pequeno asteroide explodiu na atmosfera sobre Tcheliabisnk, na Rússia, e deixou mais de 1.500 pessoas feridas por conta de destroços e estilhaços. No mesmo dia, outro asteroide, sem ter relação com o primeiro, passou a cerca de 27,7 mil km da Terra, mais perto do que os satélites de comunicação.

"Teoricamente, há uma possibilidade de colisão entre asteroides e o planeta Terra", disse o astrônomo do projeto Telescópio Virtual, Gianluca Masi.

A Nasa diz que já encontrou cerca de 95 % dos asteroides grandes, aqueles com diâmetro de 1 km ou mais, com órbitas que os levam relativamente perto da Terra.

A agência espacial americana e outras instituições de pesquisa, além de empresas privadas, trabalham na detecção de objetos menores perto da Terra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página