Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Relatório sobe tom de alerta sobre aquecimento

Debate entre cientistas reunidos em Estocolmo inclui 'hiato' na escalada das temperaturas

RAFAEL GARCIA ENVIADO ESPECIAL A ESTOCOLMO

O IPCC (painel do clima da ONU) divulga na manhã de hoje um relatório que eleva o nível de alerta para o aquecimento global.

Apesar de a desaceleração na subida de temperaturas nos últimos 15 anos ter tomado bom tempo da discussão entre os cientistas que formam o painel, a nova versão do "Sumário para Formuladores de Política" indicará que as alterações climáticas têm sido mais acentuadas e rápidas do que se esperava.

Na madrugada, as discussões sobre o conteúdo do documento ainda ocorriam a portas fechadas em Estocolmo, mas algumas questões já haviam sido resolvidas. A versão final do texto do Grupo 1 do IPCC --responsável pela física do clima-- ganha um tom acima em relação ao esboço enviado aos governos para comentários em junho.

Algumas nações, incluindo o Brasil, haviam pedido que o documento excluísse a menção ao "hiato" de 15 anos, mas ela será mantida, acompanhada de explicação.

"Está escrito que essa descontinuidade decorre de um fenômeno atípico em águas no Pacífico e que um período tão curto não pode ser usado para projeções de longo prazo", disse à Folha um dos cientistas brasileiros presentes na discussão.

Esse debate tomou tanto tempo que, no terceiro dos quatro dias de trabalho, o painel só tinha avançado 30% da pauta. "Entendo a frustração dos cientistas em gastar tempo nisso, mas eles não puderam evitar essa discussão, que se tornou pública", disse a observadora de uma ONG presente à reunião.

"Níveis não tão altos de aquecimento estão causando impactos maiores do que os esperados, como no derretimento do gelo do Ártico."

Em relação ao relatório anterior, de 2007, muitas novidades têm a ver com o grau de confiabilidade de fenômenos conhecidos. A certeza de que o aquecimento global é causado por humanos, por exemplo, aumentou de 90% para 95%. Houve até uma proposta, derrubada, de aumentar o número para 99%.

Tentativas de diluir o esboço inicial também falharam. Sauditas queriam que o texto equiparasse em gravidade o tópico desmatamento/agricultura ao da queima de combustíveis fósseis, mas foram derrotados. Sem grandes mudanças, a versão final do texto sairá com "palavras mais fortes", disse um observador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página