Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Higgs recebeu de ex-vizinha notícia sobre o prêmio Nobel

DE SÃO PAULO

Na última terça-feira, enquanto toda a comunidade científica europeia estava conectada à internet esperando o resultado do Prêmio Nobel de Física, no momento do anúncio, o homem que mais tinha chance de ganhar a honraria havia saído numa caminhada para almoçar.

Peter Higgs, 84, retornava para sua casa em Edimburgo quando encontrou uma antiga vizinha que o reconheceu e parou o carro ao seu lado.

"Ela me disse parabéns pela notícia', e eu perguntei que noticia?'", disse ontem o cientista na primeira aparição pública após ter recebido o prêmio. "Depois disso, contou-me que sua filha havia telefonado de Londres para alertá-la sobre o fato de que eu havia recebido o prêmio."

Em entrevista coletiva na Universidade de Edimburgo, Higgs disse ter sentido ao mesmo tempo "deleite" e "alívio" com o anúncio do Nobel, pois rumores sobre a possibilidade de receber o prêmio já eram antigos.

"Em 1980, um velho amigo que por acaso trabalhava na Suécia me visitou em Edimburgo e contou que tinha ficado sabendo por meio de um colega físico que eu havia sido indicado", contou Higgs.

Após a reação inicial de entusiasmo há três décadas, porém, Higgs disse que temeu perder a oportunidade. "Por muitos anos, pareceu-me que a verificação experimental da teoria poderia não vir ainda em meu tempo de vida", contou o cientista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página