Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Expectativa de vida maior traz desafios aos pacientes

Em NY, cresce população com HIV acima dos 50 anos

JOANA CUNHA DE NOVA YORK CESAR GANANIAN ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

Há dez anos, quando recebeu o diagnóstico de Aids, o nova-iorquino Osvaldo Perdomo comprou seu túmulo em um cemitério. Deixou o emprego e, pouco esperançoso, começou o tratamento com as drogas antirretrovirais. Hoje ele tem 52 anos.

Esse senso de urgência ligado à doença tornou-se mais raro à medida que a medicação evoluiu, afastando a ameaça latente da morte. Quem vive com a Aids, porém, afirma que a perspectiva de envelhecer é complexa.

Além do risco de efeitos colaterais causados pelo uso prolongado dos remédios, a Aids traz outros desafios para quem chega à meia idade.

Em 2015, metade dos nova-iorquinos com a doença terá mais de 50 anos. É um cenário que logo chegará ao Brasil, onde a maior parte dos pacientes tem entre 25 e 40 anos, segundo Artur Kalichman, do programa de Aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O encolhimento da rede social é um agravante, segundo Mark Milano, 57, que tem HIV há 31 anos e é ativista em Nova York. Os que sobrevivem e envelhecem com a Aids veem os amigos morrerem. "Muitos ficaram isolados."

Ele diz que, devido ao preconceito, o mundo está "diminuindo" especialmente para homens gays mais velhos com HIV. Quase 70% têm depressão, em diferentes graus.

"Temos drogas que prolongam a vida, mas só isso não adianta", afirma.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página