Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desmatamento se mantém após cadastro ambiental

Conclusão é de estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

AGUIRRE TALENTO DE BRASÍLIA

A implantação em dois Estados de um sistema de cadastro de propriedades rurais, conhecido como CAR (Cadastro Ambiental Rural), foi insuficiente para reduzir o desmatamento das grandes propriedades.

É o que aponta estudo feito pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) no CAR estadual implantado em 2008 no Pará e em 2009 em Mato Grosso. A pesquisa será apresentada nesta quinta-feira (22) em audiência na Câmara dos Deputados que discutirá os dois anos do Código Florestal.

No início do mês, o governo federal deu início ao Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), em que todos os proprietários rurais terão de se cadastrar em até um ano. A medida estava prevista no novo Código Florestal, sancionado em maio de 2012, mas só saiu do papel dois anos depois.

O estudo usa a experiência dos cadastros estaduais para fazer alertas em relação ao CAR nacional: o sistema deve punir infrações e premiar o bom produtor, por exemplo com crédito mais barato.

"O CAR sozinho, sem incentivos do mercado e sem responsabilização, não consegue ser um instrumento capaz de controlar o desmatamento", disse a pesquisadora do Ipam Andrea Azevedo.

A pesquisa comparou os valores do desmatamento em propriedades inscritas no CAR com propriedades que não faziam parte do sistema.

Nas pequenas propriedades (até quatro módulos fiscais) e nas médias (de quatro a quinze), o resultado foi uma redução mais significativa do desmatamento nas propriedades inscritas no CAR.

Essa diferença, porém, foi mais acentuada no primeiro ano e foi caindo à medida que o tempo passava e que os proprietários percebiam que não havia punições ao desmatamento, segundo o estudo.

Já em relação às grandes propriedades, o desmatamento chegou a ser até maior em propriedades inscritas no CAR. O estudo não se aprofundou nas razões disso.

A notícia positiva é que só 19,4% e 9,2% das propriedades incluídas no CAR no Pará e em Mato Grosso, respectivamente, desmataram no período analisado (2008 a 2012 no PR e 2009 a 2011 em MT). Há, porém, tendência de aumento do desmatamento nessas propriedades.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página