Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

Cuidados com a saúde bucal

Nos cuidados com a saúde bucal, tradicionalmente é dada atenção aos dentes e menor vigilância à mucosa oral.

Existem mais de cem tipos de vírus do HPV (papilomavirus humano) que podem infectar a pele ou a mucosa. Podem estar presentes nos genitais femininos ou, em bem menor proporção, na orofaringe e mucosa da boca. Poucos provocam lesões precursoras para um câncer, que no início não mostra sinais ou sintomas.

Por outro lado, estudos mostram que pessoas saudáveis podem conviver com tipos cancerígenos e não cancerígenos do HPV na mucosa oral.

Na revista "The Brazilian Journal of Infectious Diseases", Ana Paula Machado e colaboradores da UFMS publicam pesquisa que identifica HPV oncogênico na mucosa oral de homens assintomáticos. Analisaram esfregaços de células da boca de 559 homens sem queixas e detectaram o HPV em 1,3% deles.

O estudo mostrou que a prática de sexo oral pelos homens foi relatada por 71,9% dos participantes. A positividade para o HPV foi maior entre os homens casados e entre aqueles com mais de 26 anos de idade.

Para os autores, quanto mais um homem tem comportamento de risco, como sexo oral e grande número de parceiros sexuais, maior o risco de contrair o HPV oncogênico, que pode evoluir para uma neoplasia.

Acrescentam que nos homens que não relatam a prática de sexo oral, o beijo na boca pode estar associado à presença da infecção oral.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página