Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dieta rica em gordura leva a maior perda de peso, diz estudo

Pesquisa também mostrou benefícios cardíacos de regime

DO "NEW YORK TIMES"

Quem segue uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura perde mais peso e tem menor risco cardiovascular do que quem adota o regime contrário, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa foi financiada pelos NIH (National Institutes of Health dos EUA) e publicada na revista "Annals of Internal Medicine".

Dietas com muita gordura são alvos de críticas porque elas elevariam o colesterol e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mas estudos clínicos recentes que avaliaram como as pessoas reagiam a certas dietas por um determinado período mostraram que o risco cardíaco pode ser reduzido com uma alimentação com menos carboidratos e mais gordura, com exceção da gordura trans.

Ainda assim, os autores afirmam que o novo trabalho está longe de ser a palavra final nesse debate.

No estudo, 148 homens e mulheres foram divididos em dois grupos e tinham que seguir dietas diferentes que controlavam a quantidade de gordura e carboidratos, mas sem restrição de calorias.

Depois de um ano, as pessoas que ingeriram poucos carboidratos e muita gordura (principalmente insaturada, de origem vegetal) perderam mais de 3,6 kg, em média, do que as pessoas que estavam no outro grupo, e seus índices de colesterol "bom" eram maiores. A pressão arterial e o colesterol total eram similares nos dois grupos.

Uma explicação para a redução do risco cardiovascular é que carboidratos refinados tendem a elevar uma forma menor, mais densa e mais perigosa do colesterol "ruim". Já a gordura saturada eleva o colesterol "ruim" mais benigno, feito de partículas grandes e "fofas", e também aumenta o colesterol "bom".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página