Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Irã deve lançar ao espaço foguete com macaco a bordo

DA EFE

O diretor do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, anunciou ontem (15) que seu país deve lançar ao espaço um foguete com um macaco a bordo durante a comemoração do 34º aniversário do triunfo da revolução islâmica, celebrado entre os dias 1º e 11 de fevereiro.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias iraniana "Mehr", Fazeli afirma que o lançamento é parte de um ambicioso projeto nacional que pretende pôr em órbita um homem daqui a cinco ou oito anos.

Fazeli esclareceu que os testes finais para o lançamento da cápsula com um ser vivo já foram concluídos e explicou que "os macacos que serão enviados ao espaço estão em quarentena".

Em anos anteriores, o Irã já lançou ratos, insetos e outros seres pequenos ao espaço como parte de seu projeto.

Fazeli informou ainda que durante os mesmos dias também será colocado em órbita outro satélite de pesquisa, que faz parte de um projeto estudantil batizado "Sharif Sat" e que estará no espaço até o fim do atual ano persa, que acaba em 21 de março.

O programa espacial do Irã é visto com suspeita pelas grandes potências, uma vez que lançamentos de satélites também podem melhorar o sistema de mísseis balísticos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página