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RONALDO LEMOS - @lemos_ronaldo

Conheça os melhores e os piores termos de uso da web

Experimente mandar uma mensagem muito grande para alguém com menos de 25 anos. Você se arrisca a receber uma resposta de apenas quatro letras: tl;dr. Trata-se da abreviação de too long; didn't read ("muito longo; não li"). Expressão que indica a falta de tempo (e de atenção) generalizada que tomou conta da internet.

O recado é algo como: se você não sabe escrever mensagens curtas, não merece ser lido.

A expressão faz tanto sucesso que inspirou até nome de projeto sério, o site ToS;DR (tosdr.org). Sua missão é ajudar a "consertar a maior mentira da web": o fato de as pessoas clicarem nos termos de uso de sites dizendo que "leram e concordaram" com eles.

A verdade é que pouca gente lê de fato. Até porque vários são mesmo longos e incompreensíveis (o nome do projeto significa justamente "Terms of Service; Didn't Read").

Para resolver isso, o ToS;DR cria versões resumidas dos termos dos sites, explicando o que eles significam. E atribui uma nota para cada um, analisando se são benéficos para os usuários. O TwitPic, por exemplo, ganhou péssima nota. Seus termos dizem que o site fica com o crédito de qualquer foto postada nele. E que ele não apaga as fotos pra valer, mesmo que o usuário peça para que sejam deletadas.

Iniciativas como essa ajudam o usuário a entender melhor os serviços que utiliza, sem precisar de um advogado do lado.

É algo que deveria ser copiado para todos os tipos de contratos, mesmo fora da rede. Seguros, empréstimo, planos de saúde, etc. Todos são longos e cheio de meandros. E, como na internet, pouca gente lê.

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