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Vingaça hacker

Em um mundo conectado, principal arma do protagonista do game "Watch Dogs" é um smartphone

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO

Apesar de "Watch Dogs" estar apinhado de revólveres, fuzis e granadas, como quase todo jogo de ação atual, a principal arma utilizada por Aiden Pearce, o protagonista do título, é um smartphone.

As ações realizadas no celular para que o enredo avance --hackear contas bancárias, interceptar conversas telefônicas e até mesmo provocar um apagão na cidade-- é uma novidade bem-vinda em uma geração de games que parece não saber contar histórias que fujam do roteiro de tiros, porrada e bombas.

A história é contada numa versão fictícia de Chicago, equipada com o ctOS, um sistema operacional que integra todos os aparelhos tecnológicos da cidade, como sinais de trânsito, placas de publicidade e portões automáticos.

Aiden Pearce é um hacker hábil à procura de vingança depois da morte de sua sobrinha. O personagem é bem desenvolvido durante toda a trama e foge do estereótipo mocinho/bandido.

Há um sistema de evolução de habilidades por pontos (como hacker, motorista ou combatente), que personaliza Aiden de acordo com o estilo de jogo de cada um.

É possível invadir celulares em tempo real e capturar dados pessoais --nome, profissão, renda mensal e alguma curiosidade sobre o dono do aparelho, como "alcoólatra em recuperação" ou "já foi esfaqueado pela ex-mulher". Também dá para acessar câmeras e desativar alarmes de carros.

Mas "Watch Dogs" não é revolucionário. As mecânicas de invasão e espionagem renovam, mas não dispensam, as fugas de carro e combates consagrados há anos, principalmente pela série "GTA", da Rockstar.

SUCESSO CALCULADO

É um jogo de alto orçamento (mais de R$ 150 milhões), com gráficos ultrapolidos e enredo bem construído, mas o resultado é mais uma somatória de tudo o que deu certo até hoje do que um caminho novo a ser seguido.

Não é a resposta para quem esperava uma quebra de paradigmas, mas é um produto competente que vale o preço e entrega, no mínimo, 30 horas de missões variadas --tempo que pode triplicar se o jogador se interessar por missões secundárias e minigames espalhados pelo jogo.


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