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Dados publicados por outros usuários também importam

Fotos 'tagueadas' por terceiros, por exemplo, ajudam o software do Facebook a identificar rostos das pessoas

Informações em apps de outras empresas conectados à rede e marcações de lugares são armazenadas

ALEXANDRE ARAGÃO DE SÃO PAULO

Cedo ou tarde, todos passamos por essa situação. Uma foto constrangedora cai direto na "linha do tempo", após alguém marcá-lo. Ou, então, um amigo dá check-in em um evento e, de quebra, diz que você também estava lá.

Esse tipo de informação, que especialistas definem como "incidental" --resultado de um "incidente"--, é somado aos dados que o próprio usuário fornece à companhia.

Marcações de terceiros, desse modo, servem não apenas para definir o perfil de quem realizou tal "tag", como também para entender melhor quem foi marcado.

Por exemplo: se um usuário é marcado por outra pessoa em um restaurante italiano, o Facebook passa a saber um pouco mais sobre o gosto culinário dele. A cada colherada, a rede constrói perfis publicitários mais exatos.

FOTOS E APLICATIVOS

No caso das fotos, a empresa utiliza as informações de marcação para alimentar o software Deepface, de identificação de rostos, desenvolvido pelo próprio Facebook.

Nos testes realizados pela companhia, segundo artigo publicado por cientistas da rede em parceria com a Universidade de Tel Aviv, em Israel, a exatidão chegou a ultrapassar os 97,5% de acerto, índice do olho humano.

Outra fonte de informação são os aplicativos de terceiros ligados à conta do Facebook. Se a pessoa usa um serviço de "streaming" conectado à rede, por exemplo, a mídia que consome é utilizada para aprimorar seu perfil publicitário.


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