Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sites estrangeiros apostam em conselho anônimo e coletivo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os americanos HeTexted.com e WotWentWrong.com, lançados no mês passado, usam o conceito que chamam de "crowdsourcing advice" (aconselhamento coletivo) para dicas sobre relacionamentos amorosos.

Audrey Melnik, 36, fundou o WotWentWrong -com foco no período pós-término- logo depois de um relacionamento seu acabar de maneira repentina e frustrante.

"Veio a ideia de que, em vez de ficar devaneando sobre de quem era a culpa, eu poderia pedir ajuda para outras pessoas e evitar que isso acontecesse de novo", disse Melnik à Folha por telefone.

Por meio do serviço, é possível enviar uma mensagem ao ex ou tornar públicos detalhes de relacionamentos atuais e passados, qualificando parceiros e montando enquetes sobre o que pode ter dado errado. O emprego de nomes fictícios é incentivado.

Já o HeTexted é voltado para mulheres que receberam uma mensagem de texto "cifrada" de um rapaz e desejam saber o que ela significa.

Após publicado, o texto encara julgamento do público, que pode clicar nas alternativas "está a fim de você", "não está a fim" e "o veredito ainda está em aberto" e adicionar comentários -que podem ser conselhos ou críticas.

Além da opinião coletiva, moças podem solicitar a ajuda dos chamados "bros" do site para uma análise privada das mensagens recebidas.

Os sites, só disponíveis em inglês, são gratuitos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página