Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro recebe prêmio por site que mostra rotas antienchente

Projeto foca Blumenau, mas há planos de estendê-lo a São Paulo

FRANCIELE CARDOSO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BLUMENAU

Um site brasileiro que mapeia pontos de alagamento, indica rotas seguras e mostra opções de abrigo em uma tempestade venceu, neste mês, o concurso internacional Google Places API Developer Challenge, promovido pelo gigante das buscas.

O aplicativo Enchentes.org (enchentes.org/blumenau/) é criação do engenheiro de automação catarinense Jonathan Kraemer, 27, e propõe ajudar moradores de Blumenau (SC), cidade a 157 km de Florianópolis.

O desafio, lançado no fim de 2012, pedia que os inscritos criassem aplicativos usando o Google Maps, a ferramenta de mapas do Google, integrado a dados públicos.

Para o concurso, o engenheiro gastou 120 horas de trabalho e R$ 350 para registro do domínio e hospedagem do site.

O Enchentes.org contou ainda com o apoio da equipe de tecnologia de informação da Prefeitura de Blumenau, que disponibiliza dados do nível do rio Itajaí-Açú atualizados em tempo real.

Segundo Kraemer, a ideia de fazer algo do tipo surgiu em 2008, quando o rio Itajaí-Açú -que corta Blumenau e outras cidades da região- transbordou deixando vítimas e rastro de destruição.

"Eu tive a ideia acompanhando a situação pelo site da Defesa Civil e senti necessidade de criar algo mais intuitivo", afirma Kraemer.

Desde o lançamento, Blumenau não passou por um episódio parecido para colocar a ferramenta à prova.

O projeto foca a cidade natal do ganhador, mas já há planos para usar o aplicativo em São Paulo, cidade que sofre com enchentes no verão.

Ele conversa com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da capital paulista para formar uma parceria e alimentar o sistema.

O gerente do CGE, Hassan Barakat, diz que o aplicativo pode ser muito útil aos paulistanos e que está elaborando uma "forma fácil" de disponibilizar os dados.

PRÊMIO

O catarinense foi o único brasileiro inscrito entre 51 projetos de 27 países.

A premiação inclui participação no Google I/O, conferência anual da companhia, nos EUA, ajuda de custo de US$ 3.500, um jantar com a equipe de desenvolvedores do Google Maps, um tablet e uma reunião com um executivo da empresa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página