Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veja dicas para não estourar seu plano 3G

DE SÃO PAULO

Para não estourar seu plano de dados do smartphone ou do tablet, evite, no 3G, ver vídeos e ouvir músicas em serviços on-line, como o YouTube e o Rdio, e use redes wi-fi sempre que possível.

Adotar um navegador de web econômico, como o Opera Mini, também ajuda.

Disponível para Android (bit.ly/opmiand) e iOS (bit.ly/opmiios), o browser gratuito conta com uma tecnologia de compressão que, segundo a empresa, pode reduzir o gasto com dados em até 90%.

O Android, a partir da versão 4.0, permite monitorar os dados consumidos por cada aplicativo instalado. Quando o limite do seu pacote de dados (500 Mbytes, por exemplo) é atingido, a ferramenta desativa a conexão 3G até o fim do ciclo mensal.

Para acessar o recurso, vá a Configurações e selecione Utilização de dados.

Uma solução ainda mais completa é o Onavo Count, disponível para Android (onavo.com/apps/android) e iOS (onavo.com/apps/iphone_count).

Como o Android dá permissões mais amplas aos aplicativos de terceiros do que o iOS, a versão para o sistema do Google é mais completa: além de monitorar a quantidade de dados usados por cada aplicativo diária, semanal e mensalmente, mostra alertas depois que um app é instalado, informando se ele é "fominha" demais ou não.

É possível ainda, no Onavo para Android, restringir ao wi-fi aplicativos que consomem muitos dados.

Outras opções para Android são o 3G Watchdog (bit.ly/3gwatchand) e o My Data Manager (bit.ly/mydataand).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página