Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Istambul além da novela

Conheça as atrações da cidade da Turquia que a trama "Salve Jorge", em parte ambientada lá, pouco explora

MARINA DELLA VALLE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ISTAMBUL

Istambul, a maior cidade da Turquia, acaba de ser eleita o melhor destino da Europa em uma votação on-line, promovida pela organização sem fins lucrativos European Consumers Choice.

Mas a cidade não está em alta apenas entre os turistas do velho continente.

Entre 2010 e 2012, o número de brasileiros que fo-ram a Istambul aumentou 36% --passou de 65,2 mil para 88,9 mil em dois anos.

A partir de julho, em resposta ao interesse crescente dos brasileiros, a Turkish Airlines passa a voar diariamente de São Paulo para Istambul --atualmente, são quatro voos por semana.

Embora não existam dados mais recentes, é razoável supor que a novela global "Salve Jorge", parcialmente filmada na cidade turca, tenha atiçado ainda mais a curiosidade dos brasileiros.

Quem acha, porém, que Istambul se resume ao que se vê no folhetim está enganado, bem enganado.

Na trama de Gloria Perez, cujo Ibope subiu nas últimas semanas, aparecem pontos turísticos imperdíveis, como a mesquita Azul e a basílica de Santa Sofia.

Por outro lado, locais como a mesquita Nova e o bazar de Especiarias mal são explorados pela novela.

Assim como a torre de Gálata, que costuma ser vista apenas em breves imagens panorâmicas. É, no entanto, um ponto obrigatório, onde o turista tem a melhor vista de Istambul.

A torre fica diante do Sultanameht, o bairro histórico, e dali é possível avistar cúpulas de palácios e templos --a mesquita Nova fica em primeiro plano. Do outro lado da ponte Gálata, a mesquita de Süleymaniye se impõe na paisagem.

Do alto, dá para ver a junção do Chifre de Ouro (braço de mar que divide a parte europeia da cidade) com o estreito de Bósforo (que separa as porções asiática e europeia) e o mar de Mármara.

Após visitar a torre, desça e faça um passeio pela região de Gálata. Ao longo do Chifre de Ouro, do lado direito da ponte, há quiosques de guloseimas e restaurantes que servem sanduíche de peixe, uma iguaria local.

Definitivamente, Istambul vai muito além da novela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página