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Foco

Sem janela, cabine de cruzeiro ganha tela com vista do mar

LUISA ALCANTARA E SILVA DE SÃO PAULO

Não quer, ou não pode, pagar por uma cabine com varanda em um navio de cruzeiro? Para essas pessoas, a Royal Caribbean criou a "varanda virtual": cabines internas de sua nova linha de navios têm uma tela de 80 polegadas que simula um terraço com vista para o mar.

Imagens captadas por câmeras acopladas ao redor do navio vão transmitir, em tempo real, o que se passa do lado de fora. Faça sol ou faça chuva --ou caia tempestade, garante a empresa.

A tecnologia poderá ser vista, a princípio, no cruzeiro Quantum of the Seas, que deve fazer sua viagem inaugural no ano que vem.

As reservas serão abertas primeiramente para clientes do programa Crown & Anchor Society --a partir de 27 de maio-- e, em 4 de junho, para o público em geral.

O próximo passo da Royal em relação à varanda virtual é instalar a tela nos navios da linha Voyager Class, que serão revitalizados.

A empresa não divulga o investimento no projeto da varanda nem o valor da viagem no Quantum.

PIONEIRA

Os cruzeiros da Disney foram os pioneiros no uso dessa tecnologia. Mas mais comedidos: em janeiro de 2011, lançaram cabines internas com uma "janela-tela".

Redondo, o dispositivo tem menos de um metro de diâmetro. E, de tempos em tempos, o passageiro vê imagens de princesas e de bichinhos animados "passando" do lado de fora. Coisas da Disney.

A "janela-tela" está em todas as cabines internas de dois dos quatro navios da Disney: o Dream e o Fantasy.

A viagem em uma cabine interna --com a tal janelinha-- sai quase US$ 1.000 mais barata que a opção do quarto com varanda.


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