Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por casa de Orwell, Índia desiste de obra para Gandhi

Memorial ao herói seria construído no espaço em que o escritor nasceu

Governo abandonou projeto após protestos de fãs do autor dos livros '1984' e 'Revolução dos Bichos'

DA AFP

O governo indiano abandonou o projeto de construção de um memorial em homenagem ao herói da independência, Mahatma Gandhi, para não invadir a casa em que nasceu o autor de "1984", George Orwell, em Motihari, no Estado de Bihar, no leste do país.

Na semana passada, um ministro indiano colocou a primeira pedra do memorial a Gandhi, situado nos terrenos que cercam uma casa colonial da família Orwell.

A atitude provocou a inquietação dos fãs do escritor.

"Após as perguntas apresentadas por várias pessoas, a administração do distrito de Motihari interrompeu a construção do parque ao redor do local de nascimento de Orwell", declarou à reportagem um funcionário do governo local, Vinay Kumar.

Orwell, que recebeu o nome Eric Arthur Blair ao nascer, em 25 de junho de 1903, viveu em Motihari até completar um ano, quando deixou a Índia para morar na Inglaterra com a mãe e a irmã. Seu pai, Richard W. Blair, era funcionário do governo colonial na Índia.

A casa da família permaneceu abandonada durante anos. Danificada por um terremoto em 1934, virou abrigo de animais abandonados.

Há poucos meses, uma estátua de Orwell no local foi alvo de atos de vandalismo.

Deo Priya Mukherjee, diretor do comitê pela memória de Orwell em Bihar, comemorou a interrupção das obras do memorial de Gandhi.

"O memorial em memória de Gandhi deveria ser construído longe do local protegido que abriga a casa natal do escritor", afirmou.

Mukherjee disse ainda ter achado "lamentável" a tentativa de fazer da área --que não tem nenhuma ligação com Gandhi-- um espaço em homenagem ao herói da independência. "[Quem fez isso] Foram pessoas movidas por interesses pessoais."

VIAGEM SEM VOLTA

Após deixar Motihari ainda bebê, George Orwell nunca mais voltou ao seu local de nascimento.

Em sua obra, marcada fundamentalmente pelos livros "1984" e "A Revolução dos Bichos", o escritor evoca, entre outras coisas, seu posicionamento contra o imperialismo britânico, se mostra a favor da justiça social e contra o totalitarismo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página