Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Irmãs criam roteiro gastronômico e cultural

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Em Borborema, cidade próxima a Bauru, as irmãs Marciana, Luciana, Poliana e Ariana Lopes Gomes são outro exemplo de que empreendimentos rurais podem dar certo.

Elas herdaram dos pais uma fazenda, dividida em quatro sítios menores. Decidiram investir juntas e criaram o Caminho Caipira, um roteiro rural que agrega as quatro propriedades, com agroturismo, gastronomia regional e cultura.

Nos sítios, as trilhas, de nove ou 17 quilômetros, são em estradas de terra, em meio a matas ciliares. Podem ser feitas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Os hóspedes também escolhem como passar a noite: se em um dos quartos da pousada recém-construída, em barracas no camping ou em redes embaixo de árvores.

O café da manhã é como o de novelas, com pão e bolos caseiros, sucos e leite fresco. O almoço segue a linha italiana --com massas, pães e queijos feitos por duas das irmãs que moraram na Itália e são casadas com italianos.

À noite, qualquer um pode aproveitar o rodízio de pizza rústica com ingredientes do sítio, servido em mesas sob as árvores. Os agendamentos são feitos na internet (www.caminhocaipira.com.br), mas não há mais vaga até o final de julho.

Dependendo do perfil dos clientes hospedados, podem ser feitas leituras de poesia, saraus ou apresentações de peças teatrais.

ECOLOGIA INFANTIL

Também foi a busca por qualidade de vida para as duas filhas que fez Márcia Franco, 43, largar a escola de balé que tinha em Orlândia e se mudar para a fazenda do sogro, em Sales Oliveira, perto de Ribeirão Preto.

"Como minhas filhas eram pequenas, achei que o melhor fosse dar a elas uma vida em contato com a natureza."

E é pela natureza e por sua preservação que Márcia desenvolveu o projeto Macaco & Cia, que usa as instalações da fazenda Santa Luzia para ensinar ecologia para as crianças.

As lições sobre sustentabilidade ambiental vêm, é claro, com brincadeiras e atividades do campo. As crianças podem, por exemplo, tirar leite de vaca, andar a cavalo, passear em meio às hortas ou de charrete. "A ideia é dar vivência rural", diz Márcia.

A fazenda recebe também eventos de empresas. (AF E GS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página