Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sítio com cena de luta tem acesso via morro íngreme e cabos de aço

Toca do Conflito, situada na serra Branca, possui única pintura com traços finos e delicados

Região concentra maior quantidade de cenas de luta; infraestrutura é considerada menor nesta parte do parque

DO ENVIADO A SÃO RAIMUNDO NONATO

O objetivo é ver de perto uma pintura de traços finos e delicados na rocha. São 12 figuras humanas, próximas umas das outras. Elas portam e atiram flechas, esboçando uma cena de luta.

Desenhada no teto de um abrigo rochoso, de nome Toca do Conflito, ela é a única pintura do local. Fica no alto de um morro bem íngreme.

Está na serra Branca, uma região ainda fora dos circuitos cobertos por pacotes turísticos tradicionais no parque nacional.

A infraestrutura é mais precária quando comparada às demais serras: não há local para comer, e é possível encontrar árvores caídas no meio da estrada --nada, porém, que um piquenique e um motorista equipado com um facão não resolvam.

Chegar ao abrigo onde fica a Toca do Conflito não é fácil. E difícil mesmo é sair de lá.

São três subidas extremamente inclinadas, cujo efeito da erosão no morro até facilita o apoio dos tênis, mas não é suficiente.

Para ajudar, foram dispostos cabos de aço, essenciais para a subida e primordiais para a descida.

Às vezes, no entanto, nem eles bastam para que uma caminhada de costas em um morro seja feita com êxito. E a terceira ajudinha vem do guia, orientando o melhor percurso a ser feito --grosso modo, indicando onde colocar cada pé a cada passo.

OLHO D'ÁGUA

Depois de percorrer uma estrada com pés de caju, passar pela guarita da serra Branca e andar mais alguns metros de carro, uma boa parada é a que leva ao Olho d'Água --um ponto de água potável que "escorre" de uma pedra durante todo o ano (pense em sua importância em um cenário de seca).

Uma trilha (tranquila, dessa vez) leva a uma vista que mescla o verde (se as folhas da caatinga estiverem presentes) à formação rochosa.

Na região, a concentração de figuras rupestres com temática em cenas de luta é maior em relação às outras serras, mas são outras as que ficam na lembrança. Na Toca da Extrema 2, uma cena centrada em uma árvore, com muitas figuras humanas em sua direção, é famosa.

Curioso, um pequeno painel na Toca do Veado mostra uma sequência humana que parece simular uma cambalhota. É preciso agachar-se para vê-la --entre o chão e a pintura, o espaço é de cerca de apenas um metro. Há ainda animais retratados com até 1,90 metro de comprimento. (RAFAEL MOSNA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página