Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Passeio em voadeira inclui mergulho nos Pequenos Lençóis

Formação, a 40 minutos de barco de Barreirinhas, tem dunas e lagoas menores que as do parque nacional

Outra parada do percurso é no bar Tenda dos Macacos, onde animais circulam à vontade entre turistas

VANESSA CORRÊA DA SILVA DA ENVIADA A BARREIRINHAS (MA)

Quem fica hospedado no município de Barreirinhas, opção mais comum entre os turistas, chega ao litoral maranhense pelo rio Preguiças.

No percurso, é possível observar a vegetação típica da região, com áreas de mangue, igarapés e palmeiras de buriti e de açaí.

O mais interessante do passeio de barco, porém, são os paredões de areia que formam os Pequenos Lençóis, uma área de dunas e lagoas menores que as encontradas no parque nacional dos Lençóis Maranhenses.

Além disso, as lagoas são mais rasas e a areia tem coloração mais escura.

Partindo de Barreirinhas --em lanchas conhecidas como voadeiras, que transportam de dez a 12 pessoas--, leva-se 40 minutos até o povoado de Vassouras, onde os turistas param para conhecer os Pequenos Lençóis.

SEMPRE ALERTA

É ali em Vassouras que está o bar Tenda dos Macacos.

Como o nome diz, os animais são os "donos" do local. Ficam circulando tranquilamente entre os visitantes, que podem fotografá-los à vontade. Se quiser tomar água de coco, fique atento: os macacos são rápidos e podem "atacar" cocos deixados desprotegidos em cima da mesa.

Voltando à voadeira, a próxima parada é no povoado de Mandacaru, onde está o farol Preguiças, inaugurado em 1909. Do alto da construção de 35 metros tem-se uma bela vista do rio e do vilarejo, com o mar ao fundo.

O passeio termina em Caburé, uma pequena vila de pescadores banhada de um lado pelo rio e do outro pelo oceano Atlântico.

A praia é tranquila, com mar calmo, e há boas opções de restaurantes, mas antes de dar um mergulho ou provar peixes e frutos do mar vale a pena passear de quadriciclo pelo lugar.

O aluguel de 30 minutos custa R$ 50, e o veículo pode ser dividido por duas pessoas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página