Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No pôr do sol, tons de ouro cercam dunas do Jalapão

Já na cachoeira da Formiga, cor que predomina é o esmeralda da água

Prainha do Rio Novo serviu de cenário para o filme 'Deus É Brasileiro', do diretor Cacá Diegues

DA ENVIADA AO JALAPÃO (TO)

Não é tarefa simples alcançar lagoas e dunas rodeadas pela imponente serra do Espírito Santo e pelo morro Saca Trapo ao fundo. Mas compensa. É preciso percorrer uma estrada de terra de 35 km, desde Mateiros, a cidade mais próxima das dunas, e subir a pé os montes de areia de até 30 metros de altura.

O ideal é subir as dunas pouco antes do pôr do sol. Só assim é possível ver a areia e o céu em tons dourados e alaranjados, o cartão-postal do Jalapão. Além disso, o passeio à tarde evita que o turista queime os pés.

Distante dali, a duas horas de Mateiros, a prainha do Rio Novo é outra atração que merece ser visitada. Segundo os moradores e guias, foi lá que "Deus tomou banho".

Eles se referem à pequena enseada que serviu de locação para o filme "Deus É Brasileiro", de Cacá Diegues (2003).

O local pode receber, no máximo, 60 pessoas ao mesmo tempo, desde que acompanhadas por guia. Cada grupo pode permanecer até duas horas na praia.

Lá perto, mais um cartão-postal já visitado por Deus no cinema: a cachoeira da Velha. Com queda de 15 metros, o local não é usado para banho, em função da força da água.

Uma trilha curta e fácil de ser percorrida permite que o visitante observe e fotografe a "ferradura" de 80 metros de largura de onde despencam as águas do rio Novo.

Já para refrescar-se, a opção é a cachoeira do Formiga. A entrada custa R$ 10 por pessoa, pois fica em uma propriedade privada.

Em contraste com a beleza do lugar, durante a visita da reportagem, havia latinhas de cerveja deixadas na beira da cachoeira. (giuliana de toledo)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página