Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Morador do Jalapão que diz ter 107 anos "povoou" região

GIULIANA DE TOLEDO DA ENVIADA AO JALAPÃO (TO)

Ele diz ter 107 anos, mas não tem certeza. Nem documentos que comprovem sua data de nascimento. Seu Abelino só se lembra que foi da Bahia ao povoado Rio Novo, em Mateiros, no Jalapão, quando tinha 30 anos.

Ele e a mulher, Conceição, 86, são os responsáveis pelo povoamento do vilarejo. Lá, quase toda a população faz parte da família deles, Pereira Lobato. Só o casal teve 11 filhos, que tiveram outros tantos (só uma teve 19), que tiveram outros mais.

Abel, como também é conhecido seu Abelino, trabalhou como lavrador e sanfoneiro quando chegou a Mateiros. Hoje, é aposentado.

Da idade, só reclama de não poder andar mais com tanta facilidade. "As pernas não prestam para caminhar", conta, lembrando-se de uma picada de cobra que levou anos atrás e o deixou com movimentos mais limitados.

Agora, ele e sua família aguardam que a região seja reconhecida como quilombola. Com Rio Preto e Riachão --também na cidade de Mateiros--, os povoados deram entrada com o pedido pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

O processo ainda não foi iniciado por falta de documentação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página