Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com águas azuis, Nobres é a 'Bonito' de Mato Grosso

Pouco conhecido, o município oferece experiência semelhante à do "primo" famoso em Mato Grosso do Sul

Na cidade, é possível fazer passeio de bote e mergulho com snorkel; Sesc deverá abrir hotel ali em até três anos

MARÍLIA MIRAGAIA ENVIADA ESPECIAL A NOBRES

Ponto turístico ainda pouco explorado em Mato Grosso, a cidade de Nobres (a 140 km de Cuiabá) não está distante da chapada dos Guimarães, um dos destinos mais procurados do Estado.

Mas foi apenas no fim do ano passado que o asfalto chegou ao trecho da estrada que dá acesso à área onde estão as atrações turísticas, facilitando o trânsito de visitantes.

Nobres é o primo mais desconhecido de Bonito, famoso em Mato Grosso do Sul por seus passeios que exploram águas cristalinas, peixes abundantes e atividades como rafting e visita a cavernas.

Coincidência ou não, a comparação surge no slogan adotado por agências de turismo e até pela Prefeitura de Nobres: "Mais que bonito, é lindo".

Quem faz a flutuação, ou mergulho com snorkel, comprova que a experiência em Nobres é semelhante --mesmo que a estrutura ainda seja um pouco mais rústica.

Nas águas límpidas e de tons azulados da região, se avista, facilmente e bem de perto, peixes como a piraputanga, o piau, o pintado e, por vezes, o dourado.

O mergulho acontece, em geral, em propriedades onde se pode alugar equipamentos (como a máscara e o colete), usar estrutura com banheiros e chuveiros e almoçar.

No caso do Reino Encantado, também uma pousada, o passeio (R$ 85, com a agência Interativa) incluiu flutuação por um quilômetro no rio Salobra e almoço no local.

OUTROS PASSEIOS

Passeio de bote e visita à lagoa das Araras, onde se observa a ave no fim do dia, são opções de atividades em Nobres.

Importante ponto turístico, entretanto, a gruta da Lagoa Azul permanece fechada até que se resolvam questões fundiárias e que estudos comprovem que o turismo no local não representa risco ambiental.

INVESTIMENTO

O Sesc de Mato Grosso abrirá em Nobres um hotel com 60 apartamentos em até três anos.

Antes disso --até o fim do ano--, a entidade deve oferecer em sua propriedade, onde está a cachoeira da Serra Azul, passeios de rafting, tirolesa e visita a cavernas (ainda em estudo). A cachoeira, aberta à visitação, é um dos pontos mais procurados por turistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página