Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

De chá russo a pizza, Chicago une cozinhas do mundo

É possível almoçar em um restaurante vietnamita e jantar churrasco coreano

Já a culinária local destaca estrelas do fast food, como o cahorro-quente e a pizza grossa que parece uma torta

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CHICAGO

O fato de Chicago ter recebido uma grande quantidade de imigrantes desde sua fundação, em 1833, teve impacto direto na culinária: há exemplos da cozinha mundial em diferentes bairros.

A diversidade é tanta que é possível, em um mesmo dia, tomar um café da manhã cajun, de comida tradicional do sul dos EUA, no Big Jones (bigjoneschicago.com) de Andersonville, e almoçar um pho (sopa) ou bánh mì (sanduíche) no Tank Noodle (tank-noodle.com), no bairro vietnamita de Argyle.

Se quiser continuar a experiência, dá para tomar chá ao estilo russo no Russian Tea Time (russianteatime.com), no centro, e jantar churrasco coreano ou cozido do Quirguistão em Lincoln Square.

Esse perfil fez com que a gastronomia virasse um dos carros-chefes do turismo. Hoje há empresas que fazem excursões a restaurantes --alguns com roteiros por bairro, como o Chicago Food Planet (chicagofoodplanet.com).

Mas a culinária local também tem seus atrativos --a maioria deles estrelas do fast food, como o cachorro-quente. Chicago orgulha-se tanto de sua versão deste clássico que quem usa o ketchup recebe olhares enviesados.

Outros pratos famosos são a pizza de Chicago, a "deep dish pizza", com massa alta, molho de tomate e muito queijo, formando algo pesado que mais parece uma torta, e o sanduíche de italian beef, semelhante a uma carne louca com pão ensopado.

REFINADO

Mas a alta gastronomia também tem vez. A cidade é a casa do chef Grant Achatz, cujo restaurante Alinea (alinearestaurant.com) já foi considerado pela revista "Restaurant" o melhor das Américas. Ele comanda ainda o Next (nextrestaurant.com).

Entre os chefs que merecem destaque estão ainda Paul Kaham, com um império da cozinha "new american" formado por casas como o Avec (avecrestaurant.com). (IML)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página