Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A chapa tá quente

Prefeitura de Ilhabela, no litoral norte paulista, apresenta proposta polêmica de zoneamento para a cidade, que tem 40 praias, mais de 40 cachoeiras e agenda cheia de eventos

GIULIANA DE TOLEDO ENVIADA ESPECIAL A ILHABELA

Quarenta praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e mais de 40 cachoeiras fazem de Ilhabela um dos destinos mais bonitos do litoral norte de São Paulo.

Só no verão, a cidade de cerca de 30 mil habitantes recebe 450 mil turistas, que buscam de praias urbanas, como a do Perequê e Curral, a isoladas, como a do Bonete.

A convivência entre urbanização e preservação, no entanto, tem sido foco de tensão devido a uma proposta da prefeitura pa- ra alterar o zoneamento de algumas regiões da ilha.

Ativistas e moradores das comunidades do Bonete e Castelhanos --hoje locais de difícil acesso-- temem que a nova classificação atraia empreendimentos imobiliários que descaracterizem as praias.

Mas, enquanto o plano está apenas em discussão, o turista pode aproveitar com tranquilidade a cidade.

A 198 km da capital paulista, só é possível acessá-la por meio de uma balsa que sai da cidade de São Sebastião --no total, são cerca de 3h30 de viagem a partir de São Paulo.

AGENDA CHEIA

O calendário da ilha, que já é movimentado, acaba de ganhar mais um evento: o Festival Petra Jazz.

O primeiro foi na segunda quinzena do mês passado e deve ser reeditado em 2014.

O festival ocorreu junto com a Semana Internacional de Vela, principal evento da cidade, que é a capital nacional do esporte. Em função dos dois eventos, cerca de 70% dos 6.500 leitos foram ocupados. Um aquecimento para a alta temporada, que começa no mês que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página