Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Croácia é luz

País entra na União Europeia e comércio já aceita euros; brasileiros são uma das 5 nacionalidades que mais visitam o país

LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA CROÁCIA

A Croácia não é apenas luz e calor. Há dois meses, um dos países mais celebrados do verão mediterrâneo tornou-se também estrela. Mais precisamente, a 28ª da bandeira da União Europeia.

Desde que passou a integrar o bloco, o governo croata facilitou trâmites para a entrada de turistas não só europeus mas também brasileiros, uma das cinco nacionalidades que mais visita o país --no primeiro semestre deste ano, o número de visitantes do Brasil aumentou 60% ante o mesmo período em 2012.

A Croácia é sol e também montanha, lagos, história e até inverno, estação em que as temperaturas não costumam descer dos 12°C, bem amenas em comparação com a média europeia.

Uma face do país que o governo está agora empenhado em mostrar ao mundo.

A preocupação é desafogar o fluxo intenso durante o verão, onde a população de cidades como Dubrovnik chega a aumentar um terço em apenas um dia, e atrair visitantes ao longo do ano, quando, ainda com bom tempo, hotéis mais baratos e ruas mais vazias, o país vê estacionar a indústria do turismo, sua principal atividade econômica.

Durante sete dias, a Folha visitou Dubrovnik, Hvar e Split e verificou facilidades como o controle menos rigoroso de passaporte, boas estradas, possibilidade de pagar quase tudo em euros (embora a moeda só comece a valer oficialmente no ano que vem).

De hotéis luxuosos a hospedagens familiares, de viagens em pé em ônibus sem ar-condicionado a classe executiva de voos, a reportagem pôde constatar, sobretudo, que nem apenas de verão vive o turismo na Croácia. Ainda que o pôr do sol e as estrelas cadentes à beira do mar Adriático sejam espetáculos à parte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página