Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A 40 km de Lima, Pachacamac guarda 16 pirâmides incas

Santuário na região metropolitana foi importante ponto de peregrinação até a chegada dos espanhóis, no séc. 16

Na Mamacona, turista conhece casa onde viviam mulheres escolhidas para se casar com governantes

CRISTIANA COUTO ENVIADA ESPECIAL AO PERU

Viajar pelo Peru é se deparar a todo momento com sítios arqueológicos. Em Choquequirao, são as ruínas de uma cidadela inca. Na capital, Lima, o turista praticamente tropeça em "huacas", restos de santuários erguidos pelos antigos habitantes do Peru.

Mas uma das ruínas mais impressionantes da região metropolitana é a de Pachacamac, a cerca de 40 km ao sul da capital peruana.

Com apenas três das 16 pirâmides existentes já esca- vadas, o santuário de 1.800 anos e 500 hectares de área (cinco vezes maior que o parque Ibirapuera) era dedicado ao principal deus pré-hispânico, Pachacamac, e desti- no mais importante de an- tigos peregrinos até o sécu- lo 16, quando os espanhóis chegaram.

"Esta região era estratégica, pois ficava num vale, perto do mar e de um rio", explica a guia Sandra Villano. Aliás, não economize e contrate um guia por 20 soles (cerca de R$ 16).

Depois de uma rápida visita ao museu, onde se pode contemplar a imagem em madeira de Pachacamac encontrada nas escavações, o ideal é visitar as ruínas sagradas de carro. Ainda mais para quem visita o local no inverno, que vai de maio a setembro (os peruanos dividem o ano em verão e inverno), quando uma fina garoa pode incomodar.

CASA DAS MULHERES

Entre os destaques do passeio está a Mamacona, a casa das mulheres incas que eram escolhidas para se casar com governantes ou que iam participar de cultos.

O local foi reconstruído na década de 1940, mas parcialmente destruído por terremotos recentes.

Outras atrações incluem os caminhos de Qhapaq Ñan, parte da extensa rede de rotas criada pela cultura Lima (a mais antiga) e que passou a unir todo o império inca, e a área dos Três Templos, cada qual construído por uma cultura diferente.

Não deixe de subir a ladeira que leva ao Templo do Sol, também erguido pelos incas. Lá do alto, é possível ver o oceano Pacífico e o vale do rio Lurín.

RUÍNAS DE PACHACAMAC
ONDE rodovia Panamericana Sul, km 31,5, distrito de Lurín, Lima
QUANTO 8 soles (cerca de R$ 6,60)
HORÁRIO das 9h às 17h


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página