Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especialistas recomendam aproveitar 'maré baixa' do dólar

JÚLIA MARQUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem vai viajar para o exterior não precisa transformar o passeio em uma aposta na bolsa de valores. Os especialistas recomendam aproveitar o momento de calmaria do dólar e comprar todo o dinheiro necessário para a viagem de uma só vez.

O diretor da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, Fernando Cosenza, defende que o turista curta a viagem em vez de ficar cotando a moeda. Para o educador financeiro Mauro Calil, a compra fracionada pode sair cara devido às taxas que incidem em cada conversão.

Antes de embarcar, o ideal é levar um pouco em espécie e colocar a maior parte em um "travel money" (cartão pré-pago, usado em compras no débito). "É bom levar de 5% a 20% do valor que se pretende gastar em dinheiro para comprar um cafezinho ou pagar o táxi e o restante no travel money'. O último recurso é o cartão de crédito",explica Mauro.

Além da cobrança de 6,38% de IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito), o cartão de crédito pode causar surpresas desagradáveis na volta da viagem já que a conversão só é feita no fechamento da fatura.

Não é difícil calcular os gastos antes de embarcar. Ricardo Humberto Rocha, professor de finanças da Fundação Instituto de Administração, dá a receita dele: "Faço um orçamento com sobra de 30% e tento não usá-la. Se conseguir, termino a viagem animado para planejar a próxima", diz. "O principal é voltar das férias sem dívidas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página