Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Turma do Snoopy está espalhada onde morou criador das tirinhas

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A SANTA ROSA (EUA)

Todo dia às 8h, Charles M. Schulz se sentava na mesma mesa ao lado da janela e pedia pão com geleia no The Warm Puppy Café, a dois quarteirões de seu estúdio. No almoço, voltava para um sanduíche de atum.

Schulz morou em Santa Rosa por três décadas até morrer aos 77 anos, em 2000. A cidade de 170 mil habitantes é a maior do condado californiano de Sonoma, a 88 km ao norte de San Francisco. O aeroporto local ganhou nome em homenagem a Schulz, enquanto Charlie Brown e seus amigos estão espalhados pelas ruas do centro em simpáticas esculturas.

O café mais famoso da cidade é como um ponto de partida para explorar a vida e obra do cartunista. Há Snoopys por todos os lados, pirulitos de Linus e Woodstock, uma lareira e um aviso de "reservada" sobre sua mesa favorita, protegida por um vidro e com fotos do artista.

O Warm Puppy fica dentro de uma pista de patinação no gelo, desenhada por Schulz nos anos 1960, inspirado em chalés suíços. Hoje o lugar pertence à viúva Jean e seus filhos e tem programação o ano todo, como aulas de patinação e torneios de hockey.

À esquerda da pista, numa casa de dois andares, está uma enorme loja de brinquedos e lembranças relacionadas à turma do Charlie Brown, com uma parte dedicada à exibição dos desenhos animados. Já à direita está o Museu Charles M. Schulz, aberto em 2002 e, desde então, principal ponto de peregrinação dos fãs.

O museu organiza exposições temporárias ao lado de atrações permanentes, como um mural que Schulz pintou para o quarto de sua primeira filha, em 1951, em sua casa em Colorado Springs, mostrando o que viria a ser Snoopy e Charlie Brown.

Seu escritório em Santa Rosa foi recriado numa sala e inclui sua coleção de livros e a prancheta de madeira que usou quase a vida inteira.

"Tenho medo de ficar tedioso. Pessoas velhas ficam tediosas", afirma Schulz --ou Sparky para os íntimos-- num dos inúmeros vídeos exibidos numa sala de cinema. "Meu legado? Espero que tenha conseguido elevar a profissão."

MUSEU SCHULZ
ENDEREÇO 2.301 Hardies Lane
SITE schulzmuseum.org
HORÁRIO até 26.mai., seg. e de qua. a sex., das 11h às 17h; sáb. e dom., das 10h às 17h
QUANTO US$ 10 (R$ 23)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página