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Turismo

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Punta Cana trabalha com 'mínimo esforço'

Resorts 'all inclusive' do distrito caribenho oferecem serviços para que hóspede não precise se preocupar com nada

Fora os hotéis e a natureza, destino não tem boas opções de restaurantes ou outras atrações turísticas

DA ENVIADA A PUNTA CANA

"Punta Cana é um destino all inclusive'." É o que diz Mauricio Vianna, diretor do Ministério do Turismo da República Dominicana no Brasil. É mesmo. Dos 43 hotéis listados pela Asonahores (associação do setor no país) no ano passado, apenas três não funcionam no sistema em que o valor da diária inclui refeições e bebidas alcoólicas.

A ideia é que o turista nem saia do resort. E o entorno desses estabelecimentos ajuda na "lei do menor esforço": com exceção das praias, natureza e hotéis, o distrito oferece poucas opções de restaurante ou de atrações turísticas.

Assim como os locais para comer, as boates ficam dentro dos hotéis. Centros de compra? São pouco animadores --menos ainda para o visitante que faz escala no aeroporto internacional do Panamá, famoso por seu "free shop" recheado de ofertas (saindo de São Paulo, há também escalas em Caracas e Bogotá, entre outras cidades).

O "dolce far niente" conquistou os recém-casados: boa parte dos resorts oferece serviços aos novos casais. No complexo do Hard Rock, que inclui hotel, na praia de Arena Gorda, amigos dos noivos podem selecionar passeios e mimos para presenteá-los.

No Majestic Resort, também em Arena Gorda, os noivos ganham 10% de desconto na diária, champanhe e café da manhã especial. Também é possível, de acordo com a disponibilidade, mudar para uma suíte de categoria superior sem custo extra. (LIVIA SCATENA)


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