Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Serviço 'porta a porta' ajuda quem quer viajar sozinho

LIVIA SCATENA DE SÃO PAULO

Preparar uma viagem sozinho requer algum esforço, como pesquisar em vários sites e montar planilhas. A internet, no entanto, oferece ferramentas que ajudam bastante.

Para facilitar a vida de quem gosta de se programar sem as dicas --e os preços-- de uma agência de viagem, sites criaram serviços "door to door" (de porta a porta em português).

O Rome2rio, por exemplo, oferece todas as coordenadas: dá opções desde a porta da casa do viajante (como ir do seu endereço até o aeroporto), quais voos são possíveis até o destino (todas as empresas, escalas, frequência de voo etc.) e como ir do aeroporto de chagada ao hotel (veja simulação à esquerda). Para o usuário, basta inserir o endereço de origem e o de chegada. O serviço é gratuito.

A ideia foi de Michael Cameron, que trabalhava como engenheiro da Microsoft, nos Estados Unidos. Em 2010, ele decidiu organizar todas as informações disponíveis sobre transporte em um só lugar. Voltou para Melbourne (Austrália), sua cidade-natal, e começou a criar o Rome2rio.

"Embora usemos o Google Maps na composição visual dos mapas, a tecnologia do site é desenvolvida internamente", afirma o CEO do site, Rod Cuthbert. O site recebe atualmente, por mês, 900 mil visitantes únicos.

Desde 2012, o Rome2rio disponibiliza seus serviços também em português.

Já o routeRANK nasceu em 2006 quando o pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia Suíço Jochen Mundinger planejava uma viagem entre a Suíça, onde trabalhava, e a Polônia, onde participaria de uma conferência.

"Perdi muito tempo em vários sites de busca e, então, tive a ideia do routeRANK", conta Mundinger. O site informa o usuário sobre rotas, dando opções sobre como ir de uma cidade a outra com as melhores tarifas.

O site KDS oferece o mesmo serviço, mas para um público restrito. A ferramenta, paga, tem como público-alvo empresas. Fundado há um ano, o site já tem 4.000 clientes.

Ewan Ross, gerente de marketing do KDS, diz que a relação dos executivos com as viagens de negócio mudou. "Antes, o processo de busca e reserva demandava muito tempo." Por enquanto, não há planos de expandir o serviço ao viajante comum.

-

DE SÃO PAULO A LYON

Veja como chegar até a cidade francesa com as plataformas on-line

> routeRANK
SITE routerank.com
Europeus são os que mais usam o serviço

Encontrou 111 opções para chegar a Lyon em 5 de fevereiro. Selecionou voos diretos ou até com quatro escalas. Dá para selecionar opções por tempo de viagem, preço ou gasto de CO2

> Rome2rio
SITE rome2rio.com
50% dos usuários são europeus e 5% são sul-americanos

Foi pedida uma rota entre o Conjunto Nacional (na avenida Paulista) e o hotel Hilton; o site deu quatro opções. A mais rápida (e barata) sugere pegar um ônibus da linha Guarulhos Airport, um voo direto para Lyon e, de lá, um trem da Rhônexpress; ao chegar a Vaulx-en-Velin, aconselha tomar a linha A do TCL até Masséna, descer e ir a pé (ou pegar um táxi) até o hotel


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página