Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Qual é o seu carnaval?

Cair na folia e se esbaldar atrás dos bloquinhos da festa carioca ou descansar no sossego de um hotel-fazenda perto de São Paulo? O caderno 'Turismo' traz opções para foliões e não tão foliões

GUSTAVO SIMON DE SÃO PAULO

A 29 dias para o Carnaval, que começa no dia 1º de março, está mais que na hora de definir sua programação --quanto mais o tempo passa, mais caros e lotados ficam os hotéis, não importa se o destino é agitado como Rio e Recife ou mais sossegado.

Corra: segundo o Ministério do Turismo, 6,4 milhões de brasileiros vão pegar a estrada (ou movimentar os aeroportos) no período, um dos principais para o setor, ao lado das férias escolares de julho e do Réveillon.

A conta exclui quem mora nas cidades e acaba engrossando os blocos nas ruas e as pessoas que viajam de carro e não se hospedam em hotel.

Ainda de acordo com o órgão, o número de turistas e o quanto eles gastarão (R$ 6,1 bilhões) na data devem ser 6% maiores que em 2013.

"O Carnaval não vai perder turistas para a Copa; vai aquecê-los para o Mundial [disputado em junho e julho]", acredita o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Entre as agências de viagens, a expectativa é praticamente a mesma: aumento de 7% na venda de pacotes.

Como nos últimos anos, as cidades com maior fluxo devem ser o Rio de Janeiro (RJ), que espera atrair cerca de 920 mil foliões, Recife e Olinda (PE), onde são aguardadas 720 mil pessoas, e Salvador (BA), que deve receber 680 mil turistas.

Se o Estado do Rio espera 1,2 milhão de visitantes, São Paulo e Minas vêm logo atrás na lista dos que mais devem receber turistas --900 mil e 200 mil, respectivamente.

Mas, nesses casos, a maior parte não vai cair na folia na capital, e sim explorar pontos mais tranquilos, com festas pontuais, como Ilhabela, Ubatuba e Brumadinho.

"Muita gente compra pacotes para Rio, Bahia e Pernambuco, mas procura lugares para descansar", diz Antônio Azevedo, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens.

Por isso, regiões como a Chapada Diamantina e o interior paulista também recebem muitos viajantes.

Para o turista --tanto o que quer cair no samba como o que quer distância da avenida--, o "Turismo" preparou um guia com dicas dadas por nomes como Antonio Nóbrega, Beth Carvalho e Ivete Sangalo, e 87 pacotes para destinos dos mais variados perfis --incluindo hotéis-fazenda próximos da capital paulista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página