Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Latitude zero, viagem dez

Conheça Galápagos, arquipélago que há 179 recebeu Darwin em viagem fundamental para a teoria da seleção natural; no Equador, passeie também por Quito e pelas ruínas de Cuenca

EUCLIDES SANTOS MENDES ENVIADO ESPECIAL A GALÁPAGOS

Com o segundo maior parque marinho do planeta (menor apenas que a reserva natural da Grande Barreira de Corais, na Austrália), o arquipélago de Galápagos, que integra a República do Equador, é capaz de encantar seu visitante antes mesmo que ele desembarque em Baltra ou San Cristóbal, as duas ilhas com aeroportos.

O arquipélago parece ter um encanto mítico, decorrente da sua história geológica marcada por intensa atividade vulcânica em pleno oceano Pacífico e, sobretudo, da sua múltipla e peculiar natureza. Os adjetivos parecem exagerados, mas a visão do ambiente natural das ilhas justifica o fascínio que o turista invariavelmente sente.

A vida natural galapaguenha chamou a atenção de inúmeros naturalistas, especialmente do britânico Charles Darwin (1809-1882), que visitou o arquipélago a bordo do navio HMS Beagle quando tinha 26 anos.

Ele permaneceu 19 dias nas ilhas de Santa Maria, San Cristóbal, Isabela (a maior delas) e Santiago. Em 1859, publicou "A Origem das Espécies", clássico que contribuiu decisivamente no modo como a ciência compreende a história natural da humanidade.

Para Darwin, Galápagos foi um laboratório natural com espécies únicas adaptadas ao clima equatorial num ambiente pouco modificado pela presença humana.

Para o turista, é um destino para apreciar a natureza com calma. Observar como as célebres tartarugas gigantes (o nome das ilhas é uma homenagem a elas) convivem lado a lado com iguanas de variados matizes e tamanhos, leões-marinhos, peixes, crustáceos, atobás-de-pata-azul e uma infinidade de outras espécies de aves num ambiente cuja flora também é diversa e de contrastes, como o verde do interior da ilha de Santa Cruz que se contrapõe à aridez no litoral.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página