Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ingresso de centro espacial na Flórida dá direito a almoço com astronauta da Nasa

DEISE DE OLIVEIRA ENVIADA ESPECIAL À FLÓRIDA

Você já sonhou ser astronauta? Ou ao menos estar cara a cara com um? Saiba que este último é relativamente fácil de realizar. No KSC (Kennedy Space Center), atração no Cabo Canaveral que reúne um pedaço da história da exploração espacial americana localizada a cerca de 45 minutos de carro a leste de Orlando (Flórida), é possível almoçar com um astronauta.

O restaurante fica na entrada do complexo de visitantes do espaço, ao lado do "jardim de foguetes". Reúne cerca de 20 mesas e bufê em que o visitante se serve à vontade.

Mas a refeição --que tem saladas, carne, peixe, massa, e bolo de chocolate entre as opções-- é bem secundária. Quem está lá anseia conhecer um verdadeiro astronauta --veteranos se revezam na missão de receber os convidados, tirando fotos e distribuindo autógrafos.

O público, na maioria, é formado por estudantes. Dois grupos grandes de colombianos e indianos integravam os participantes no dia da visita da Folha. Havia também famílias americanas, às quais os veteranos da Nasa chamavam de "civis".

Além de uma exposição de suas experiências e algumas alfinetadas no governo Barack Obama, que reduziu drasticamente os recursos para a exploração espacial, os astronautas respondem a perguntas dos convidados. À curiosidade de um menino de cerca de cinco anos sobre o que é necessário para ser astronauta, o veterano John Blaha, que participou de sete missões, respondeu: "É preciso estudar muito".

O ingresso dá direito à visita ao KSC. Aproveite para conhecer o legítimo ônibus espacial Atlantis (há réplicas dele em Nova York e Washington), que recebeu, em julho do ano passado, um espaço de exposição exclusivo.

E para quem quiser experimentar o treinamento ao qual são submetidos os astronautas, há um outro passeio dentro do Kennedy Space Center, o Astronaut Trainning Experience. Este programa sai por US$ 175 (R$ 415) por pessoa, exige agendamento e ter, no mínimo, 14 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página