Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Cachoeiras na zona oeste do Rio salvam turista do calor intenso

DIANA BRITO DO RIO

Turistas em visita ao Rio de Janeiro têm sofrido --mais que o normal-- com as altas temperaturas na cidade neste verão. Para fugir das praias superlotadas, faça como os cariocas, que têm encontrado nas cachoeiras do parque da Pedra Branca (zona oeste) uma forma de escapar do calor e das multidões.

"A temperatura no parque é mais amena e assim que o visitante chega já percebe a diferença", diz Emilena Marques, coordenadora do Projeto de Uso Público do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e do Instituto Terra de Preservação Ambiental.

Mesmo pouco conhecidas, as cachoeiras tiveram seu movimento quase triplicado em um ano. Estudo do Inea mostra que só na primeira quinzena deste ano, pelo menos 9.600 visitantes passaram pelo parque, a maior floresta urbana do país. No mesmo período de 2013, foram 3.525.

O ponto mais visitado é Piraquara, em Realengo. Cinco piscinas naturais se formam a partir de pequenas quedas d' água de nascentes no alto do morro. As trilhas para chegar a elas são curtas --de 15 a 20 minutos de caminhada.

Do outro lado do parque, na cachoeira de Camorim, em Jacarepaguá (perto do Projac, da Globo), a atração também é uma piscina natural. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha de fácil acesso, por cerca de uma hora.

Mais 15 minutos de caminhada e se alcança uma represa que abastece a região.

Perto dali, na Taquara, há outra cachoeira que vale a visita, o Poço da Mãe D'Água. O local atrai principalmente jovens que gostam de arriscar saltos de pedras altas.

Embora o parque da Pe- dra Branca tenha 24 guardas, é recomendado fazer trilhas sempre em grupo.

PEDRA BRANCA
QUEM LEVA RJ Adventura
QUANTO R$ 30 o passeio de quatro a seis horas
CONTATO rjadventura.eco.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página