Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perdeu, Dilma

Cinco sugestões de passeios que a presidente e turistas em geral podem desfrutar em visita a Maceió e arredores

ROBERTO DE OLIVEIRA EM ALAGOAS

Dilma ficou na saudade do céu, do sal e do sol de Maceió. De passagem pela capital alagoana na semana passada, a presidente ganhou um conselho do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB): "Da próxima vez que voltar ao Estado, coloque um biquíni na mala".

É, Dilma, a terra de Graciliano Ramos merece mesmo um passeio, daqueles que a senhora costuma fazer na Bahia, durante o Réveillon.

Em Maceió, a presidente pode escolher uma entre as principais praias, como Pajuçara e Jatiúca. Só ficar atenta, porque essas praias tornam-se impróprias para banho em algumas épocas.

Se isso acontecer, Dilma poderá fazer como faz a maioria dos turistas: um passeio bate e volta para conhecer as atrações vizinhas, já que as distâncias são curtíssimas.

Ah! E se, na próxima visita, a presidente se esquecer novamente de levar um biquíni, que isso não seja desculpa para não fazer turismo: basta uma caminhada pelo Passeio Stella Maris, point das abastadas maceioenses, onde encontrará a solução para o problema. A seguir, um tour para presidente nenhum botar defeito.

A COR DO MAR
O Nordeste brasileiro é a região que contempla a maior diversidade entre as praias. Dito isso, ninguém nega que a cor do mar alagoano, ora verde-clarinho, ora verde-esmeralda, ora azulinho, é sem igual. Perfeito para a prática de snorkeling em suas piscinas naturais. A diversidade é nítida entre as praias que formam os 230 km do litoral alagoano, entre Sergipe, ao sul, e Pernambuco, ao norte.
De um canto ao outro, a paisagem se diferencia. Ao sabor da maré, as praias vão ganhando "formas".

CARRO QUEBRADO
Conhecer uma das paisagens mais arrebatadoras e menos populares de Alagoas vai dar um pouco de "trampo". A praia de Carro Quebrado fica na Barra de Santo Antônio, colônia de pescadores a cerca de 40 km de Maceió, onde só se chega após travessia de balsa, dirigir por uma estrada de terra e cruzar a lagoa beirando o manguezal até um banco de areia com características de oásis. Deixe de preguiça, rapaz! O mirante sobre as falésias, que permite uma visão das praias da Ilha da Croa e de Carro Quebrado, compensa qualquer "sacrifício" ao sol.

FOZ DO SÃO FRANCISCO
Se você estiver sem carro, desencane: as agências buscam os turistas nos hotéis de Maceió e levam-nos até Piaçabuçu, a cerca de 150 km da capital -aproveite ainda para conhecer Penedo, fundada no século 16, às margens do rio, primeiro povoado de Alagoas. É bem ali, na beira do "velho" Chico, que as embarcações partem rumo à foz, onde, é claro, parada para caminhada e banho em piscinas naturais coroam o passeio.

S. MIGUEL DOS MILAGRES
É a praia do momento no Estado, um dos redutos de pousadas mais descoladas de todo o Nordeste que oferecem um leque gastronômico caprichado e diversificado. Nessa pequena vila de pescadores, o visitante se depara com uma praia diferente em cada lugar. Água morninha, aquele verde de causar espanto e mar calminho que só ele. Na maré baixa, é possível seguir andando por quilômetros mar adentro com água rasa.

PRAIA DO PATACHO
Com seus coqueiros emoldurando a areia, que se encontra com aquele verde-mar (ou seria azul-turquesa?), Patacho é uma das praias mais bonitas do litoral alagoano. E, o que é melhor, quase sempre é ignorada pelas multidões de turistas. Patacho e Laje, no município de Porto de Pedras, formam a dupla de praias queridinhas da chamada Rota Ecológica, no norte do Estado alagoano. É mar, água de coco, cervejinha, frutos do mar, peixes e mar de novo. Nas duas praias, também há ótimas opções
de hospedagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página