Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fuja de restaurantes próximos de atrações como a Fontana di Trevi

DO ENVIADO A ROMA

Hoje, o principal pecado da capital é, possivelmente, o da gula. Então, faça como os romanos e aproveite as experiências gastronômicas, seja em restaurantes elegantes ou em cantinas e bares anônimos.

O lugar mais familiar para comer é a "trattoria"; o "ristorante" é, em geral, mais elegante; e há a "tavola calda", onde os fregueses sentam todos juntos.

A cozinha romana usa ingredientes vindos do mar Mediterrâneo. Na base da preparação dos pratos mais substanciosos, está a "battuta", um macerado de toucinho fresco e temperos.

Os locais próximos das principais praças costumam ser caros e nada autênticos. Como o wi-fi é escasso em lugares públicos, muitos viajantes acabam comendo em arapucas no entorno da Fontana di Trevi, por exemplo.

Na Itália, normalmente as refeições são servidas em duas etapas. O "primo piatto" pode ser uma massa ou um risoto. Se a fome for maior, o "secondo piatto" geralmente inclui uma carne e verdura.

Outra mania gastronômica bem romana são os bares. Além de servir vinhos em taça, sucos de fruta e ótimos cafés, esses bares costumam servir sanduíches típicos.

O "tramezzino", feito com pão de miga cortado em triângulo, pode vir quente ("caldo") ou frio ("freddo"). Eles geralmente estão prontos e há desde os mais simples, com ovo cozido ou queijo e tomate, até os que levam presunto defumado ou salmão.

Já os "panini", são montados na hora seguindo a orientação do freguês.

Não muito distante da Piazza di Spagna, uma boa dica é o Colline Emiliane, restaurante de 1931 que serve especialidades como massas recheadas.

Para quem quiser se embrenhar pelo bairro judaico, vá ao Da Giggetto, desde 1923 ao lado das ruínas do Portico d'Otavia. Entradas como alcachofrinhas fritas são uma revelação gastronômica. (SC)

COLLINE EMILIANE
ONDE via degli Avignonesi, 22
QUANDO ter. a sáb., das 12h45 às 14h45 e das 19h30 às 23h; dom., das 12h45 às 14h45 (fecha em agosto)

DA GIGGETTO
ONDE via del Portico D'Ottavia, 21
QUANDO ter. a dom., das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h
SITE giggetto.it


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página