Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plana, cidade também é boa de percorrer na horizontal

DA ENVIADA ESPECIAL A XANGAI

Ainda que o programa sejam as atrações verticais, Xangai é boa para ser conhecida também na horizontal. Na maior parte, é plana, e as regiões turísticas são acessíveis de metrô e a pé.

É também uma cidade segura, mesmo para passeios noturnos, nos bairros mais movimentados.

Caminhadas por regiões como a praça do Povo, a cidade antiga e a concessão francesa permitem ver um pouco da "China real": vielas estreitas, moradores que secam suas roupas em varais na calçada, cozinham e comem no meio da rua.

Embora ainda haja problemas de higiene em relação à comida no país, barracas como as das ruas Yunnan, Huanghe, Wujiang e North Jiangxi são consideradas seguras. Batatas-doce assadas, panquecas, "dumplings" ("raviólis" que podem ser cozidos ou fritos) estão entre as opções mais comuns.

TRANSPORTE

O metrô leva a todos os centros de interesse turístico e é fácil de navegar. Uma passagem custa cerca de R$ 2 (para as zonas centrais) e há passes para um dia inteiro.

Nem sempre há bilheterias nas estações, mas policiais ajudam o turista no uso das máquinas. O site shmetro.com, com versão em inglês, também explica como usar o sistema de transporte.

A principal dificuldade na visita a Xangai é o idioma.

Apesar da modernização da cidade, não são muitos os moradores que falam inglês fora dos hotéis, restaurantes para turistas e centros comerciais. Ruas principais têm seus nomes traduzidos, mas a maior parte da sinalização está apenas em mandarim.

Como precaução, leve sempre por escrito, em i- deogramas chineses, os endereços dos locais aonde quer chegar. (AE)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página