Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Pelas beiradas

Pontilhada de cidadezinhas históricas, a costa do lago Michigan, nos EUA, é cercada por dunas, florestas e pela natureza dos Grandes Lagos

SILVIO CIOFFI ENVIADO ESPECIAL A MICHIGAN (EUA)

Aventura ou vida pacata? Flanar por lojinhas de artesanato e restaurantes hippies ou despencar de buggy num parque repleto de dunas à beira de um imenso lago?

No nordeste dos Estados Unidos, Saugatuck, Holland, Grand Haven, Grand Rapids e Traverse são algumas das cidades imersas nos ecossistemas da região costeira do lago Michigan.

Interiorano, o Estado de Michigan --que os folhetos de viagem chamam de "Pure Michigan"-- tem um mapa que lembra uma mão espalmada e, além do lago Michigan, compreende também regiões à beira dos lagos Huron e Erie.

Ali, além da imensidão das águas doces dos cinco Grandes Lagos dos Estados Unidos, que são interligados, da cultura dos píeres, dos faróis e da navegação lacustre, as "beachtowns" (cidades de praia) aliam charme e estilo de vida passadista a uma natureza inóspita e intocada.

Em todas elas, a gastronomia abusa dos ingredientes locais, como cerejas, hortaliças e pescados frescos. Há poucos carros nas ruas e os visitantes flanam a pé por galerias de arte e por ateliês de roupas e objetos artesanais.

Exceto por Grand Rapids, a cidade onde nasceu o presidente Gerald Ford (1913-2006), quase inexistem prédios altos e o frenesi das metrópoles fica para trás. O mais comum é ver prédios de tijolinhos e o casario, sempre bem conservado, é de madeira.

Isso não quer dizer que essas bandas algo "esquecidas" pelo progresso não têm história e atrações contemporâneas. Não deixe de incluir no roteiro o criadouro de borboletas do jardim botânico Meijer e também o seu parque de esculturas, que inclui uma réplica do cavalo gigante imaginado por Leonardo da Vinci.

Descubra a seguir alguns detalhes desse roteiro pé na estrada que se firmou no início do século 19, com a popularização do automóvel. O périplo turístico por essas cidadezinhas costuma ter Chicago como ponto de partida, embora a viagem pode também ter início em Detroit, duas metrópoles servidas por voos diretos a partir do Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página